Anuncios

Nasa afirma que em 10 anos já seremos capazes de ir e voltar de Marte


Um estudo da NASA afirmou que, em 10 anos, será possível fazer uma viagem para Marte de ida e volta, graças à nave espacial Red Dragon, que está sendo desenvolvida pela SapceX.
No momento, a Red Dragon está voltada para missões não tripuladas na atmosfera marciana, mas devido a sua técnica de descida, também poderia estabelecer as bases para as futuras missões tripuladas ao planeta Vermelho.
A nave Red Dragon vem realizando viagens à Estação Espacial Internacional, transportando cargas diversas. Segundo o contrato entre a NASA e a empresa fabricante, 12 viagens deverão ocorrer nos próximos anos.
O estudo de viabilidade em que os engenheiros trabalham há alguns anos tem o objetivo de aprimorar o processo de entrada na atmosfera marciana, descer e aterrissar, sem infringir as leis da física. Portanto, a cápsula do Red Dragon deverá ser equipada para transportar para a Terra as amostras recolhidas em Marte.


Tudo isso requer mais do que uma única espaçonave: serão necessários um veículo de ascensão, o MAV, e um veículo de regresso à Terra, chamado VER, além do equipamento necessário para transferir ao veículo de retorno as amostras recolhidas por robôs exploradores. Entre eles, destaca-se o robô 2020, que será enviado a Marte dentro de seis anos para recolher amostras da superfície.
Conforme os planos, o Red Dragon aterrissaria com uso de um sistema de paraquedas, equipado com um mecanismo de retropropulsão para a precisão da manobra. A previsão é que possa transportar duas toneladas de carga útil, o dobro da capacidade de qualquer outra nave  já utilizada. O peso total contempla, ainda, a carga do equipamento necessário para a viagem de volta à Terra.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top