Anuncios

Conheça alguns detalhes sobre essa profissão tão importante, mas tão pouco explorada em âmbito nacional.

Albert Einstein, grande ícone da história, foi um físico de bastante renome.

O que é a Física?


É o estudo da relação entre a matéria e a energia, de suas propriedades e das leis que regem sua interação. O bacharel em Física estuda corpos e fenômenos físicos em todas as escalas - de partículas subatômicas à imensidão do cosmo. Além da pesquisa pura, aplica as leis do mundo físico para a solução de questões práticas e cotidianas. Pode especializar-se em diversas áreas, como acústica, astrofísica, física nuclear e desenvolvimento de materiais. Na indústria, faz experiências e análises para criar e aperfeiçoar materiais tecnológicos, produtos e processos. Atua ainda na área de física médica, desenvolvendo e aplicando tecnologias e equipamentos nucleares e radioativos para diagnóstico e tratamento de doenças. O maior campo de trabalho, contudo, é mesmo o ensino. Para dar aulas nos ensinos médio e fundamental (de ciências) é preciso cursar licenciatura.

Profissão:


"O licenciado encontra mercado extremamente aquecido, diante da carência de professores com formação em ciências exatas”, diz Jun Takahashi, coordenador do curso de Física da Unicamp. A demanda é grande em escolas públicas e particulares e cursinhos, em todo o país. Mas instituições financeiras, indústrias e departamentos de tecnologia da informação de grandes empresas buscam recém-formados, tanto da licenciatura quanto do bacharelado. A Petrobras contrata para atuar em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de prospecção e extração de petróleo. Na área de física médica, a demanda em radioterapia e medicina nuclear vem aumentando. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) exige que institutos e clínicas de medicina nuclear mantenham um físico responsável pelo controle de dosagem e pela proteção radiológica. “A demanda vem aumentando porque cresceu o número 
de pacientes de hospitais públicos e privados que necessitam de exames como tomografia e tratamentos como radioterapia”
, diz Takahashi. Sul e Sudeste concentram as vagas em grandes empresas e na área acadêmica. O Nordeste oferece oportunidades em universidades federais. 

Salário:


R$ 1.567,00 por 40 horas semanais para o professor da educação básica 
na rede pública.


Fonte: MEC, Guia do Estudante, Wiki e Google Imagens.
Publicado por Danrlei Andrade

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top